TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

Jerome Glisse, que coordena o desenvolvimento do driver livre Avivo para as placas gráficas R500 e R600 da AMD, comentou que antes de 2008 o driver para Linux já terá suporte 3D.

Muitos usuários Linux estão descontentes com a AMD, pois a companhia estaria sempre adiando a liberação do driver fglrx, uma antiga promessa. Nesse meio tempo, eles são obrigados a se virar com drivers em descompasso e sem suporte 3D em muitas das suas placas, diferente dos drivers oficiais da sua rival NVIDIA que funcionam bem melhor.

Inclusive grandes fabricantes como a Dell, que estão apostando na venda de equipamentos com Linux pré-instalado, exigem da companhia drivers melhores antes de se aventurarem a incluir placas gráficas AMD nas suas máquinas com Linux.

Agora a comunidade livre com poucos recursos “usará as cores da AMD” se as previsões sobre um projeto da FSF (Free Software Foundation), considerado de alta prioridade, se confirmarem.

Glisse está trabalhando desde o começo do ano com outros colaboradores em um driver estável, eficiente e com suporte 3D para as placas R500-R600, e ele espera transportá-lo para os sistemas baseados em Unix como BSD e Solaris.

É uma pena que bons chips gráficos que contam com drivers para Windows com performance similar as soluções oferecidas pela NVIDIA, não obtenham uma performance semelhante no Linux por um desleixo da AMD.

Via Fórum PCS

0 comentários

Post a Comment

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter