TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

Uma mensagem que prometia fotos das atrizes Angelina Jolie e Halle Berry nuas, mas que, na realidade, escondia um vírus trojan, fez parte da nova onda de spam que abarrotou caixas postais em setembro.

A forte campanha hacker foi responsável por um aumento nas ameaças via email, de acordo com a empresa de segurança Sophos, que comentou que a disseminação foi tão alta que em apenas um dia de distribuição uma em cada cinco mensagens de spam com vírus prometia as tais fotos.

Segundo o site InformationWeek, a tentativa era infectar os computadores com o vírus Pushdo, que dá aos cibercriminosos capacidade de assumir controle das máquinas infectadas.

O vírus já vinha sendo distribuído via email semanalmente desde março de 2007, contudo ganhou força em setembro, quando os hackers resolveram abandonar a agenda e atacar com spams diários. E ainda que a promessa de fotos de atrizes e belas mulheres em emails seja antiga e de conhecimento de boa parte da comunidade de internautas, este mais recente spam ainda faz muitas vítimas. Em abril, os cibercriminosos lançaram uma campanha por email que usava como isca fotos em que a atriz Britney Spears supostamente aparecia nua, mas que levavam as vítimas ao download de um malware que explorava uma vulnerabilidade crítica do sistema.

"Este ataque mostra que os hackers não deram as costas para o uso de email como um vetor de ataque. É essencial que tanto companhias quanto indivíduos protejam seus gateways e caixas de entradas com defesas seguras, e pensem antes de abrir emails não solicitados", explicou a Sophos.

Em setembro, um a cada 833 emails carregava arquivos anexos maliciosos, comparado a um a cada mil no mês anterior. O Pushdo foi o segundo vírus encaminhado via emails mais popular em setembro, com 27,4% das notificações. À sua frente esteve apenas o Netsky, que contabilizou 29,90%.

A firma de segurança também detectou diariamente uma média de 5.400 novas páginas web que hospedavam códigos maliciosos. A China continua sendo o país com o número mais alto de sites que carregam malware: 54,9%, seguida de longe pelos Estados Unidos (17,1%) e Rússia (14,4%), conforme noticiou o site Tech.Blorge.

Via Magnet

COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!

0 comentários

Post a Comment

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter