TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

Playstation, Wii, Xbox 360. Os videogames do momento estão em uma batalha para atrair o público —desenvolvem gráficos poderosos, controles que tremem e que simulam as ações do personagem do jogo.

Reprodução

Mas a disputa não é só entre consoles. Os grandes videogames do momento enfrentam também os emuladores. Estes programas, instalados no computador, simulam consoles atuais e antigos como Atari, NES, SuperNES, Nintendo 64, Master System e MegaDrive.

Já imaginou ter clássicos Sonic, Mario Bros, Donkey Kong, Street Fighter e Alex Kidd no seu PC? A idéia pode ser tentadora, e a Web está cheia desses programas. Mas a prática está no centro de uma grande polêmica —o uso de "software abandonado"—, e as grandes empresas, que possuem direitos autorais sobre os games, consideram sua cópia e distribuição ilegal.

Apesar de recomendarem o cumprimento da lei, especialistas em direito digital divergem —a questão gira em torno do uso da lei autoral criada para livros e discos para um mundo bem diferente, o do software. Para Augusto Marcacini, presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-SP, a lei que discute direitos autorais sobre software no Brasil deveria ser repensada.

Prática comum

Enquanto as discussões ocorrem, a prática de simular consoles ganha mais terreno a cada dia. Na Internet há milhares de sites sobre o assunto, que permitem baixar os emuladores, geralmente gratuitos, e também os jogos, chamados de ROMs, extraídos dos antigos cartuchos.

Para tornar a experiência mais realista e reviver seus momentos com aquele console antigo, é possível plugar joysticks no PC, via placa de som ou porta USB. Seu computador também deve ter boa capacidade de memória RAM e placa de vídeo para rodar alguns games. Conheça alguns dos emuladores mais populares:

ePSXe
Simula o Playstation. Os extras podem ser baixados em sites como o ngemu.

Kega Fusion
Para matar as saudades do Sonic e outros sucessos da Sega, como MegaDrive/Genesis, Game Gear, Master System etc. Possui suporte a aceleração de hardware via Direct3D e aposta na precisão de compatibilidade com o console original.

MAME
Um dos mais completos emuladores, tem mais de 3.000 jogos, desde os da década de 70 até clássicos mais recentes. Alguns jogos estão disponíveis no site do desenvolvedor.

Meka
Emulador de Master System, Game Gear, SG1000, SC3000, Othello Multivision e ColecoVision. Suporta FM, paleta de cores e personalização.

Project 64
Jogos do Nintendo 64 em seu computador. Suporta a diversas placas de vídeo e, em alguns games, possui gráficos melhores que do console.

Snes 9X
Super Mário World, Super Mario Kart, Donkey Kong, Street Fighter 2, Mortal Kombat. Saudades? Com este emulador você pode relembrar clássicos do Super Nintendo.

Stella
Popular simulador de Atari 2600, roda os mais diversos jogos.

Visual Boy Advance
Emulador de GameBoy e GameBoy Advance para PC.

Via UOL Tecnologia

COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!

0 comentários

Post a Comment

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter