TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

BAHIA

 

A Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) não tinha um cenário digno de um órgão público de sua importância. Pelo menos é o que considera o diretor de TI da instituição, Armando Viana Vellozo Filho.

 

A estrutura era formada por equipamentos obsoletos, sem peças de reposição (alguns tinham 12 anos) e pela tensão de ver um equipamento parar e não saber se ele voltaria a ligar, se foi. “A rede não tinha identificação e quando uma máquina com placa defeituosa começava a gerar tráfego, levávamos até uma semana para saber onde estava o problema”, conta.

 

O método usado era o de tentativa e erro. Assim, diante de um problema como o relatado, era preciso tirar ponto a ponto dos três prédios e cerca de 3 mil usuários até descobrir a falha. “Primeiro desligávamos um switch de cada vez, depois cada porta. Íamos de rack em rack desligando e avaliando o desempenho – se tivesse quatro máquinas ao mesmo tempo gerando tráfego ou com vírus, a dificuldade era ainda maior”, descreve.

 

Mas isso começou a mudar em 2005 e a guinada foi tão grande que hoje a área de TI conta com sistemas que a ajuda a resolver problemas antes de que a equipe perceba que estavam acontecendo. Isso porque a Assembléia Legislativa da Bahia desenvolveu um projeto de redes segura e abriu uma licitação para a construção de rede de cabeamento estruturada. “Assim deixamos para trás o passado composto por estações e servidores com sete anos de idade e o Windows NT4 e o Windows 95”, comemora.

Foi adquirido um novo banco de dados, o 2003 Server Enterprise, aplicações web para que o portal deixasse de ficar hospedado na Prodeb, criou-se uma intranet, entre outros. “O portal que antes levava um dia para que as atualizações fossem feitas, hoje é imediato”, lembra. Também foram comprados switch Enterasys, ferramentas anti-spam, firewall e também antivírus.

 

Atualmente já foi concluída a instalação de todo o cabeamento estrutural, os equipamentos de comunicação sem fio, entre outros. O que está pendente é a política de segurança. “Para toda essa mudança de cenário investimos nos últimos três anos 1,7 milhão de reais, que envolve os equipamentos, o software de gerenciamento, a implementação, o treinamento, o firewall e o antivírus”, detalha o administrador da rede, Sidinei Pires de Carvalho.

 

O monitoramento, não passo-a-passo, hoje é feito em pacote e avalia as mudanças de comportamento dos usuários. Isso dá segurança e melhora a receptividade da casa, que precisa estar apta a receber prefeitos de qualquer uma das cidades baianas.
Com a nova rede, o próximo passo da Alba é pensar em fazer com que seja possível trafegas na mesma rede também voz e vídeo. “Isso significa que projetos de VoIP e do canal TV Assembléia via internet estão na nossa pauta”, revela.

 

Via Computer World

 

COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!

 

0 comentários

Post a Comment

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter