TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

A certas coisas no "reino da informática" que realmente não consigo entender. E dentre as várias, uma é com relação aos navegadores. Antigamente, quando ainda usávamos os nossos modems de 14,4 Kbps (Sim, sou dessa época e sei que boa parte de vocês nem eram nascidos!), a briga toda girava em torno do Netscape e do Internet Explorer. E felizes, não ligávamos muito se uma página aparecia torta em um e no outro não. Eu mesmo era usuário ferrenho do Netscape. Só depois de muito tempo passei a usar o IE, acredito que já na versão 4. Não que gostasse dele, mas como "todo mundo usava", comecei a usar também.

O tempo passou, conheci o Firefox e com a morte do Netscape (ressuscitado algum tempo depois), a briga ficou apenas entre o IE e o FF. Comecei a trabalhar com web e logo me vi quase que obrigado e usar os dois browsers justamente por causa desta história de compatibilidade dos sites. E para acabar de fundir minha cabeça, apareceu na minha vida o Opera. Sempre fui com a cara dele, nunca vi travar, rápido, mas tinha um porém, na época ele não tinha extenssões, coisa que até hoje me deixa dependente no Firefox. E assim foi até hoje.

Não entendo porque o Opera nunca foi tão amado quanto o FF, sendo que ele é mais complacente aos padrões, mais leve e blá, blá, blá. Fora que a própria empresa que o desenvolve não faz tanto alarde assim em cima dele, quanto a Mozilla faz com FF. Acredito que seja pelo fato deles darem mais atenção ao mundo mobile (celulares, players, PDAs, Vídeo Games e por ai vai) do que ao desktop propriamente dito. Se você tem algum dispositivo desse, com certeza deve ter o Opera ai. Eu pelo menos tenho em meu Nokia a versão mini, é show de bola.

Mas retornando ao foco, hoje recebi um mail vindo de uma lista de discussão, que falava da implementação do CSS3 (Cascading Style Sheets e não aquele imposto escroto...), que falava de quantas andava o FF com relação a isso. Curioso como eu mesmo, resolvi fazer o tal teste de seletores com os browsers que tenho hoje aqui instalado, o recente FF3 e o IE7, eis os resultados:

19-06-2008 14-21-48

Acima temos o nosso odiado IE7. Podemos dizer que já foi bem pior, principalmente a versão 6. Os resultados do IE: De 43 seletores, 13 passaram, 4 deram tilt e 26 não são suportados. Tomara que o seu irmão mais novo se comporte melhor...

19-06-2008 14-23-05

Agora o recente FF3. Os resultados: De 43 seletores, 35 ok e 7 não são suportados. Boa marca para um browser recém lançado. E dizem que já tem uma versão 3.1 Alpha, que já reconhece tudo.

19-06-2008 14-21-27

E aqui o Opera. logo de cara, você já vê uma das propriedades de CSS3, a sombra, em pleno funcionamento! E o resultado não poderia ser outro. Dos 43 seletores, o cara reconheceu todos!

E sendo assim, pensei, cacete, porque não deixar esse browser como padrão já que ele é o melhor? E foi isso que fiz. De hoje em diante, usarei o Opera como default e outros usarei apenas para ver um ou outro layout.

Ficaram curiosos com relação a esse teste? Acessem este link abaixo e testem vocês mesmos:

http://www.css3.info/selectors-test/test.html

E para baixar este browser que cada dia mais está me surpreendendo, clique aqui.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

{}

e71-e66

Hoje foram apresentados ao grande público, os novos smartphones da família "E" da Nokia. O E71 e o E66. O primeiro tem teclado QWERT e o segundo teclado numérico e ambos compatíveis com as redes HSDPA.

Com foco voltado ao trabalho móvel, eles ainda tem suporte ao Microsoft Exchange e contas de email POP e IMAP. Ambos tem WiFi e um navegador A-GPS que funciona com o novo Nokia Maps.

E no lado multimídia, ambos tem câmera de 3.2 megapixel com suporte a cartões microSD/SDHC de até 8 gb, além de 110 mb interno.

O preço sugerido desses aparelhos é de 350 Euros.

Via Gizmologia

Technorati Marcas: ,,,

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter