TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

Bloqueio seletivo - Repartições públicas, bem como empresas privadas, têm sistemas de bloqueio de acesso à internet, cada qual de acordo com seus critérios profissionais.

No Ministério da Fazenda, por exemplo, não há acesso a páginas de esportes, entretenimento, músicas, sites de relacionamento e, mais recentemente, à categoria "política e opinião".

Nela, a página do PT é livre, mas o funcionário que tenta acesso a do PSDB recebe uma mensagem do "comitê de segurança de clientes" do Serpro, informando sobre a indisponibilidade de páginas "não profissionais".

De onde se conclui que, pelo critério do ministério, o site do PT é instrumento de trabalho.

Ao tentar usar qualquer rede corporativa (escolas e faculdades incluem-se aqui) esbarramos em avisos proxeados sobre a qualidade do conteúdo que se tenta acessar. É a censura 2.0. Se antes a censura partia de governos totalitários em altas esferas, hoje a tecnologia distribui este privilégios a gente em escalões bem mais inferiores. Até um técnico de informática pode exercer ele próprio alguma censura em terceiros.

O que é estranho, já que se reconhece como poder da internet a quantidade de conexões que ela realiza. Se você restringe estas conexões, deixa de ser internet. Uma meia internet me parece internet alguma. É apenas uma VPN. Uma BBS, com mais banda e ambiente gráfico. Um retrocesso requintado.

Não vou me ater a questionar a ideologia política do governo proxear páginas de adversários políticos e liberar a própria. Há algo maior que é toda a burrice em se proxear qualquer conteúdo, em nome da produtividade.

É balela. Me lembra nos primórdios da internet, aonde executivos não podiam visitar o domínio Revistasexame.com.br, pois no meio da URL ocorria a string "SEX". Não se produz mais retringindo a internet - a partir de critérios subjetivos ou ideológicos. Se produz mais contratando funcionários produtivos. E dando a eles ferramentas eficientes, como uma internet com acesso pleno que propriamente a define.

E isto vale para as instituições de ensino. Oh, alunos navegarão a esmo ao invés de se concentrar nos exercícios? É curioso que ninguém questiona porque a internet parece mais interessante que o professor, ou como professores não são questionados em tornar suas aulas tão interessantes quanto a internet.

Mas a censura 2.0 é assim: Manda quem pode, obdece quem tem juízo e quer manter a vaga.

Proponho então que ao se integrar a uma destas instituições, insistam em livre acesso a internet. Ué? Não exigimos salário? Carga horária? Plano de saúde? Tudo que vem descrito no CLT? O que tem demais exigir também acesso ilimitado? É ferramenta de trabalho. Tem impacto mais diretamente direto na produtividade do que plano de saúde.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071123/not_imp84343,0.php

Via Estadão

COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!

Atualizações não autorizadas pelo usuário continuam acontecendo.

Windows Update

A lista de problemas envolvendo as atualizações automáticas do Windows continua crescendo. Nos últimos dias, mais dois problemas surgiram. O primeiro é causado pelo Windows Live One Care, utilitário de segurança da Microsoft que não é vendido no Brasil. A segunda falha afeta empresas que usam o Windows Server Update Services (WSUS).  

A questão envolvendo o One Care começou com reclamações de usuários publicadas pelo site AeroExperience. Muitos relataram que seus micros estavam reiniciando sozinhos e observaram que isso acontecia ao final de uma atualização não autorizada. Depois, Scott Dunn, do site Windows Secrets, verificou que o One Care altera as configurações de atualização do Windows sem avisar ao usuário ou pedir sua permissão. Isso explicaria a origem dos reboots misteriosos.

O outro problema tem a ver com o Windows Server Update Services (WSUS) e afeta empresas que usam esse recurso para distribuir atualizações na rede corporativa. Usuários notaram que o WSUS está instalando o Windows Desktop Search em alguns micros sem autorização. Esse mecanismo para buscas no micro consume tempo de processamento e memória. Assim, sua instalação em máquinas com configuração mais espartana é indesejável.

Bobbie Harder, gerente responsável pelo WSUS na Microsoft, respondeu com um pedido de desculpas em seu blog. Ele reconhece que houve uma trapalhada na preparação dos pacotes de atualização. Como resultado, se uma empresa configurou o WSUS para instalar o Desktop Search em algum micro da rede, o WSUS passa a instalar esse programa em todas as máquinas. Harder acrescenta que a empresa está trabalhando na correção do problema.

No início de outubro, comentei neste blog uma atualização do Windows XP que faz com que o Windows Update (agora chamado Microsoft Update) pare de funcionar após uma restauração do sistema. Antes disso, já havia relatos de que o Windows estava instalando atualizações sem o consentimento dos usuários. Como se sabe, manter o sistema atualizado é fundamental para a segurança. Assim, as falhas que vêm aparecendo no Microsoft Update não são motivo para não usá-lo. Mas é lamentável que o usuário tenha de conviver com mais esses incômodos.

Via Blog do Maurício

COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!

Desde 11 de novembro não é possível encontrar nenhum novo lançamento de filmes em torrent com a assinatura aXXo. É que um dos personagens mais importantes da distribuição de filmes via torrents, com mais de um milhão de pessoas baixando seus releases mensalmente resolveu dar um tempo.

ADL 242, um administrador da rede Darkside RG, a "casa" oficial de aXXo explica: “aXXo nos disse que resolveu parar por um tempo, então vocês não encontrarão novos torrents aXXo por um tempo. Mas continuem mantendo seus torrents no ar até a sua volta, e vocês serão avisados quando isso acontecer."

Não é a primeira vez que aXXo decide parar. Ano passado ele suspendeu temporariamente o envio de filmes por causa de um site chamado axxotorrents.com, que tentava lucrar com a famosa marca. Algumas semanas depois que o site saiu do ar seus torrents voltaram a aparecer.

Há pouco tempo aXXo deletou todos seus torrents no site do Pirate Bay. Aparentemente ele não estava contente com a maneira que eles lidavam com suas reclamações e deciciu não mais colocar seus torrents por lá.

Ultimamente a popularidade dos DVDRips do aXXo caíram por causa de organizações anti-pirataria e malwares em arquivos falsos usando seu nome.

Via OMEdI

COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!

Ok... Essa afirmação pode parecer estranha se levarmos em consideração que tem um bom tempo que eu não posto nada por aqui. Estou meio afastado, pois esotu envolvido em muitos projetos e um deles em especial vem ara brigar com um serviço que não tem concorrente aqui no Brasil.

Paguem pra ver!

[]!

COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter