TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

Se você está no trabalho, a probabilidade é que você esteja matando o tempo neste exato momento.

Ao entrar em qualquer grande escritório, é muito provável que você ouça os ruídos reveladores dos computadores conectados a programas de chat e jogos online, acompanhados por cliques furiosos em mouses.

Os funcionários podem parecer ocupados, mas boa parte deles está perdendo tempo na internet, prática conhecida como "cyberslacking" ("cybervadiagem").

Estudos conduzidos em todo o mundo sugerem que os trabalhadores dedicam cerca de um quinto de seus períodos de trabalho a atividades pessoais. O modo predileto de desperdiçar tempo para eles? A Internet.

Patricia Wallace, autora de "The Internet in the Workplace: How New Technology Is Transforming Work" ("A Internet no Local de Trabalho: Como a Nova Tecnologia está Transformando o Trabalho") livro publicado em 2004, diz que as pessoas sempre encontraram maneiras de evitar trabalho excessivo.

Os funcionários que matam tempo do trabalho online dedicam a maior parte dessem período ao email, de acordo com algumas pesquisas, e um terço das mensagens que enviam não se relaciona ao trabalho, disse James Philips, professor de psicologia da Monash University, na Austrália

Muitos trabalhadores administram suas finanças ou fazem compras online. Sites populares de redes sociais como o Facebook e o MySpace também são destinos comuns para os cyberslackers. Não é incomum que, em sua definição de situação, muitos dos usuários declarem que estão "no trabalho".

Algumas empresas, que gastam milhões fornecendo aos seus funcionários acesso à Web, demitiram trabalhadores por práticas como essa, mencionando preocupações quanto a possíveis atividades indevidas. Mas ocultar esse tipo de atividade se tornou mais fácil: as pessoas podem obter acesso à Internet em seus celulares, por exemplo.

Filmes e programas de televisão vêm se concentrando no fenômeno já há algum tempo. O desperdício de tempo no escritório foi alvo de sátira em "Office Space", um cult movie de 1999. E "The Office", série cômica britânica que ganhou uma versão norte-americana, já mostrou alguns dos personagens jogando videogame de combate como parte do que descrevem como "um exercício de trabalho em equipe".

"Eu creio que eles (cyberslackers) fazem isso pelos mesmos motivos que faziam antes. Algumas pessoas para enganar o chefe, outras porque isso ajuda no trabalho delas", disse Walter Block, professor de economia da Universidade Loyola, em Nova Orleans.

Uma recente pesquisa do site Salary.com mostrou que cerca de seis em cada 10 funcionários nos Estados Unidos desperdiça tempo do trabalho. E dessa proporção, 34 por cento dos pesquisados afirmam que o uso da Internet para fins pessoais é a principal atividade de cyberslacking no local de trabalho.

Via INFO Online

3 comentários

  1. Léo  

    putz! eu sou um ótimo exemplo de cyberslacking !
    rsrsrsrs!
    sacanagem......
    rsrsrsrs!

  2. Ronaldo Ribeiro  

    Com eu Leo ai já somos dois... mas eu acho que isso ajuda no fluir do meu trabalho... pelo menos resolvo meus problemas e fico com a kbça livre pro trabalho... uso a net com Parcimônia huahuahuahu
    Abrazzzz

  3. Anonymous  

    Acabou a vadiagem... cortaram a internet no meu trampo...
    Só acesso .ORG, .EDU e .GOV ...

Post a Comment

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter