TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!

A Polícia Federal prendeu em Juazeiro (BA) uma organização criminosa especializada na prática de crimes cibernéticos. A operação "Carranca de Tróia" foi realizada em parceria com o Ministério Público Federal em Petrolina (PE) nesta terça-feira (04/09). Os criminosos desviavam recursos de clientes de diversas instituições bancárias para contas de laranjas.

Segundo a PF, a quadrilha atuava criando páginas falsas de bancos na Internet para capturar informações sigilosas como número de conta-corrente, agência e senhas. Os usuários eram induzidos a acessar tais páginas a partir de mensagens que recebiam por e-mail ou pelo site Orkut. Os integrantes da quadrilha também enviavam via Internet programas de computador denominados Cavalo de Tróia, "trojans" ou "keylogs", ou ainda os "spywares", capazes de monitorar e capturar informações bancárias.

Normalmente, os criminosos cibernéticos armazenam estes dados em pendrives, de modo a acessar as contas a partir de Lan Houses, Cybercafés, assim como a partir de computadores pessoais (notebook) com acesso à rede, via celular, artimanhas estas adotadas como forma de dificultar a investigação dos crimes praticados.

De posse de tais informações bancárias, os investigados invadem as respectivas contas-correntes realizando transferências de valores para contas de laranjas, de onde são realizados saques, pagamentos de boletos das mais variadas espécies (impostos, taxas, produtos e serviços), adquiridos créditos de celulares pré-pagos, ou realizadas novas transferências.

A ação acontece nos estados de Pernambuco e Ceará, e conta com a participação de cerca de 100 policiais federais e membros do MPF. Ao todo serão cumpridos 26 mandados de prisão e 05 mandados de busca e apreensão, além de seqüestro de bens. Todas as prisões e apreensões estão relacionadas a práticas de Crimes de Cibernéticos.

Dados Bancários

A captura dos dados bancários é conhecida no meio virtual como "Pishing", expressão resultante da junção das palavras "password" e "fishing", numa clara alusão à "pescar senhas".

Os programas maliciosos (vírus trojans) eram enviados em Spams ou embutidos em links com grande caráter de instigação, estando vinculados, por exemplo, a programas de televisão, erotismo e pornografia, programas sociais do "fome zero", mensagens associando fotos pessoais ou de amigos, etc.

Na estrutura da quadrilha existem o Programador, responsável pela criação das páginas "clone" e dos programas Trojan (utilizado para a captura de senhas) e o Usuário, responsável pela utilização direta dos programas Trojan, emitindo diariamente milhares de mensagens pela internet e coletando as mensagens recebidas, com os dados bancários capturados. Também participam os “cartãozeiros”, responsáveis por arregimentar laranjas que emprestam suas contas-correntes para serem beneficiárias das transferências fraudulentas; os “boleteiros”, que arrecadam boletos bancários que serão quitados nas operações criminosas; e os laranjas, pessoas que emprestam suas contas bancárias para recebimento dos créditos obtidos fraudulentamente pela quadrilha.

Investigações

Iniciadas em abril de 2007, as investigações conseguiram identificar uma quadrilha que, após capturar dados bancários de correntistas, subtraia valores das mesmas, utilizando a Internet. Neste passo, foram realizados levantamentos em torno dos responsáveis pelo delito em questão, tendo sido constatados outros crimes praticados pela quadrilha, como por exemplo lavagem de dinheiro. Os investigados exibiam um padrão de vida incompatível com a sua renda, sendo que, adquiriram veículos, imóveis com recursos desviados das contas.

Também foi constatado o envolvimento de policiais civis de Petrolina no grupo. Eles teriam recebido R$ 50 mil para permitir a fuga de integrantes procuradas pela Justiça Estadual.

Via WNews


Gostou? Quer virar Hacker? Então compare preços de livros sobre o assunto no Bondfaro, só não vacile que nem a gangue da Bahia!

0 comentários

Post a Comment

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter