TechnoDia - Seu blog de Tecnologia

De tecnologia a gente entende!



Diante das recentes acusações de quebra de sigilo, do suposto dossiê contendo os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula publicou nesta segunda-feira, dia 31, uma portaria instruindo que todos os sites federais fossem fechados, acessados mediante apenas cadastro e senha.

A medida, que faz parte de um amplo pacote de segurança de informação, está sendo aplicada gradualmente, na medida que os técnicos migram todos os sites do governo para um servidor central instalado nos andares inferiores do Palácio do Planalto. Numa sala a prova de fogo e de acesso controlado, foram montados um mainframe, tido como de "segurança máxima".


O acesso aos sites será mantido, segundo nota divulgada agora à noite.


Mas apenas mediante cadastro, aonde a confirmação e senha será mandada pelo correio comum. "Adotamos o que há de mais moderno em segurança de informação", diz Estácio G. Ário, o secretário de processamento de dados do governo federal. "A senha será mandada como correspondência registrada, e em caso de fuga de informações, poderemos determinar aonde a falha ocorreu" disse.


O mainframe, adquirido sem licitação em regime de gastos em segurança nacional, é uma estação RISC Intel 386, rodando Windows Vista Security Station. O representante da Microsoft desmente compra fraudulenta: "O processo de acquisição seguiu as especificações da compra e nenhum outro fornecedor tinha o software compatível com este hardware", disse Atira Grossmen, gerente de interoperabilidade de produtos da Microsoft.


Sites off line - Enquanto o processo gradual move os sites .GOV.BR para este servidor, os sites vão sendo tirado gradativamente do ar.


Questionando a quantidade de pessoas que deixarão de acessar os serviços, os assessores do gabinete do presidente garantiram que centenas de senhas já estão ativas. Por exemplo, todo o diretório que tem acesso a extranet do site do PT, pode acessar tranquilamente os sites, utilizando a mesma senha fornecida pelo partido.


A oposição protestou contra este tipo de atitude. "O que o governo espera, que a gente procure um filiado ao PT para que ele acesse para nós os sites do Governo?" protestou o deputado Dado Mino Público, do PV-AC.


"Em outros países, o controle de informação é coisa corriqueira", teria dito Lula respondendo aos seus assessores, "Olha só Cuba, China, Irã... Todos eles praticam segurança de informação para resguardar sua soberania contra forças externas".


A reportagem tentou acessar alguns sites federais agora a noite, na data desta portaria e pelo menos 50% dos mesmos já se encontravam bloqueados. Contrariando as notas do governo, os endereços bloqueados não especificava qual o procedimento para o cadastro e recebimento da senha para assegurar o acesso.


Fonte: Lista arqHP


COMPARE PREÇOS DE NOTEBOOKS, IMPRESSORAS, PROJETORES, CÂMERAS DIGITAIS, PLACAS DE VÍDEO E SMARTPHONES NO BUSCAPÉ!


0 comentários

Post a Comment

Últimos Posts

Últimos Comentários

Anuncie

Quality Importados!

Parceiros

Quer ter o banner de seu site exposto no Technodia? Clique aqui e faça parte!
Omedi
Caramujo.Org
WeX
Seal Paul
Muambeiros
COISAS DA VIDA

Feeds

Faça a sua Parte!

Faça uma Internet Melhor!
Faça o Download do Firefox Faça o Download do Opera Faça o Download do Safari Faça o Download do IE7

Blogosfera

Me Adicione!
Add to Technorati Favorites
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
BlogonPhone

Categorias

Visitantes

website counter